Entonação
A entonação é o movimento ascendente e descendente das inflexões realizadas sobre determinadas palavras de uma frase. Nosso trabalho é descobrir as tonalidades com que determinadas palavras devem ser pronunciadas. Esta bué de suma importância pelo impacto e pelo efeito emocional que ela causa sobre os ouvintes
Acentuação e Palavra Expressiva
Voltemos ao texto da fala de Otelo. Ao pronunciar este texto não podemos acentuar todas as palavras de forma iguaão podemos desperdiçar as acentuações. Uma ênfase mal colocada destorce uma palavra ou aleija uma frase. A acentuação é um dedo que aponta. Elege a palavra fundamental de uma frase ou oração. Na palavra assim sublinhada, encontraremos a alma, a essência interior, o ponto culminante do subtexto.
A acentuação é outro elemento importante da linguagem falada.
Quando temos que manejar frases longas e pesadas devemos dar ênfase a umas poucas palavras isoladas, deixando que as outras venham com clareza mas sem se fazerem notar. Deste modo, um texto difícil torna-se mais leve, graças à nossa maneira de falar. Essa é uma tarefa que nós professores freqüentemente temos que executar, não só quando estamos lendo um texto, mas também quando estamos explicando uma éria para nossos alunos. Quantas vezes já assistimos aulas em que o professor do início até o fim não ressaltou nenhuma palavra? ou frase?
Devemos descobrir em cada frase a palavra-chave e realçá-la, e depois acrescentar com leveza, precisão, deliberação, tudo o que, sendo necessário para a inteligibilidade geral da frase, não deve ser, entretanto, realçado.
Como selecionaremos, numa fala extensa, a palavra-chave e uma série de palavras de importância secundária porém necessárias para a compreensão do todo? Elão podem ter, todas, a mesma importância. Naturalmente, uma pedirão mais ênfase, outras menos, um terceiro grupo será ainda menos essencial, as palavras desse grupo deverão ser deliberadamente atenuadas e relegadas ao segundo plano.
Como na pintura existe várias tonalidades de cores, assim também na linguagem falada há uma gama correspondente, de diversos graus de força e acentuação. Estes devem ser computados, combinados, coordenados e isto de tal modo que se utilizem os acentos mais fracos para realçar a palavra-chave, fortemente acentuada. Os graus de acentuação devem competir uns com os outros, mas, antes, devem fundir-se numa linha contínua que facilite a transmissão de uma frase difícil.
Outro fator na seleção das acentuações e na coordenação das palavras é a entonação. As delineações e os padrões que ela dá à palavra acrescentam-lhe muita expressividade e efeito. A acentuação pode ser combinada com a entonação. Neste caso a entonação dará à palavra o colorido de várias tonalidades de sentimento: acariciante, maldoso, irônico, um toque de desdém, respeito e assim por diante.
Além da entonação, temos ainda vários outros meios para realçar uma palavra. Podemos, por exemplo, colocá-la entre duas pausas. Para maior reforço, uma delas, ou ambas, pode ser uma pausa psicológica. Podemos também marcar a palavra-chave, eliminando a acentuação de todas as palavras secundárias. Por contraste, a única palavra isolada ficará mais forte.
As possibilidades de acentuações são inúmeras, caberá a cada um de nós descobrir nas frases as acentuações adequadas , a fim de dar um colorido às palavras, transmitindo assim todo o manancial de sentimentos e emoções que existe no subtexto por nós criado.
