Voltar ao Início

Palestra Teatralizada Para Pais

Folder Palestra para Pais

Objetivos

Auxiliar os pais na tarefa de educar e se aproximar dos filhos através da reflexão sobre importantes critérios de mediação da aprendizagem, e de imagens fascinantes de pais educadores. 

Justificativa

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Itaú Social, setenta por cento dos alunos que conseguem sucesso na aprendizagem reside no fato de possuírem um ambiente familiar favorável para que tal fato aconteça. Neste caso, os pais estão empenhados em estimular e participar da vida estudantil dos filhos. Isso revela que a família deve ser parceira na educação das crianças, adolescentes e jovens.

Portanto, torna-se fundamental incentivar os pais para a importância da participação deles no processo de conhecimento cognitivo, emocional, ético e social dos filhos.

A escola sozinha não consegue abarcar todas as dimensões da educação dos alunos. Existe uma cota que a família deve assumir e que é intransferível, pois faz parte da sua gênese. Como por exemplo: afeto, carinho, aconchego, segurança, atenção às necessidades básicas e psíquicas dos filhos, motivação e participação na vida estudantil dos filhos.

Como a educação é um processo contínuo de construção e reconstrução do saber e a sociedade está em constante movimento, propor um espaço de reflexão é salutar e necessário, para que os pais estejam conscientes das transformações que ocorrem no mundo e os desafios subjacentes às mesmas.

Numa sociedade onde se prioriza determinados valores, como por exemplo: o consumismo exacerbado; competição desenfreada; predominância da “Lei do Gerson” em quase todas as relações é papel daqueles que têm projetos educacionais propor aos pais uma reflexão sobre os valores que se pretendem alcançar junto aos seus filhos.

Educar é uma tarefa árdua, difícil e desafiante para todos. Partilhar com os pais alguns critérios de mediação da aprendizagem que possam auxiliá-los no melhor desempenho dessas tarefas é de suma importância.

Quando a escola e a família se tornam parceiras em um determinado projeto pedagógico, cresce a possibilidade dos educandos desenvolverem com sucesso suas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Assim sendo, é fundamental conquistar o interesse dos pais para a importância de se engajarem junto com a escola nessa empreitada.

Formato

O palestrante por ser professor e ator utiliza-se de recursos teatrais, poesia, contação de histórias e imagens realizando a palestra de forma dinâmica capaz de mobilizar a razão e a emoção da plateia.

Sinopse

I – Metáfora do navio
Os filhos são como navios: foram feitos para navegar mar adentro.

II– Critérios de mediação

  1. Criação de vínculo
    O vínculo só se constrói com o tempo. O maior presente que um pai pode oferecer ao seu filho é o seu tempo.
  2. Mediação da transmissão de valores
    Convicção nos valores que queremos transmitir aos nossos filhos, mesmo que esses valores estejam na contra mão dos valores pregados pela sociedade.
  3. Mediação da significação
    Dar significado para as tarefas é vital para a aprendizagem.
  4. Mediação do sentimento de competência
    Incentivar a produção daquilo que eles realizam por mais simples que seja.
  5. Mediação dos limites
    O que significa limites?
  6. Mediação da capacidade de mudança
    “ Nenhum homem pisa um rio duas vezes. Ou ele é outro, ou as águas são outras.” - Heráclito
  7. Mediação do sentimento de pertença
    Metáfora da família como um ninho. Durante o dia as aves voam em todas as direções, mas à noite em uma única direção: o ninho.

III – Momento poético 
Poema Enjoadinho, de Vinícius de Morais
Poema Filhos, de Gibran Khalil Gibran

IV - Imagens fascinantes para os pais educadores

  1. Farol
  2. Incentivador
  3. Companheiro de brinquedo
  4. Semeador

V – Debate com os pais

VI – Exercício do presente

Duração

Aproximadamente 1h15m.