Cartas de Apresentação


Carta de Apresentação por Celso Antunes
28/01/2011
Sou um professor. Apenas mais um.
Mas, como sou velho (74 anos) a vida propiciou-me inúmeras oportunidades: coordenador pedagógico, diretor acadêmico, gestor escolar, orientador de mestrado e autor de livros, muitos livros.
Meus livros foram publicados por grandes editoras brasileiras e, muitos deles, traduzidos para muitas línguas em diferentes paises. Os livros fizeram-me palestrante e ministrei palestras no país e exterior.
Em uma dessas atividades, compartilhei um evento com Silvionê Chaves, que agora com orgulho e serena certeza apresento e recomendo.
Assisti sua apresentação no espetáculo “Cartas ao professor” e surpreendi-me com excelente ator em cativante monólogo.
Seu trabalho ensina e contagia, envolve e encanta ajudando alunos e professores se descobrirem em suas emoções e sentimentos. Perder uma apresentação de Silvionê Chaves é abrir lacuna que envolve o chão e as paredes da escola que tanto amamos e que sonhamos transformar.
Celso Antunes
celso@celsoantunes.com.br
Carta de Apresentação por Hamilton Werneck
Acabo de assistir, pela segunda vez, o espetáculo “Cartas ao Professor”, monólogo de Silvionê Chaves. A primeira foi em Londrina, quando me espantei com o vigor da realidade das cartas e a importância do professor, realçada pela ação dramática da ficção da última aula ao final do ensino médio.
A segunda, no interior da Bahia, precisamente em Paulo Afonso, pude rever o trabalho desta Companhia Teatral Matéria Vertente, onde descobri uma série de outras facetas importantes do conteúdo das cartas, fixando-me mais na carta de Camus ao seu professor que me havia escapado na cidade anterior.
Este espetáculo torna um professor vivo ou o faz reviver, na realidade escrita, o poder de sua ação transformadora no coração e na mente de cada educando.
Hamilton Werneck - pedagogo, escritor e conferencista
www.hamiltonwerneck.com.br

Encontro Nacional do Sistema Maxi de Ensino

6º Congresso de Educação sobre Formação de Professores - Parnaíba - PI
